RS-A | ABORDAGENS POLÍTICAS E POLÍTICAS PÚBLICAS

Pergunta de investigação: quais são os significados de "raça" e racismo e o entendimento de antirracismo que vem moldando o trabalho de organizações regionais, órgãos públicos e políticas estatais específicas, em diálogo/conflito com os movimentos de base? Desenho de investigação: Investigação de arquivos e análise documental de documentos políticos, documentos privados e relatórios de organizações e comitês mundiais e regionais, agências de monitorização globais e regionais (por exemplo, o Comitê das Nações Unidas para a Eliminação da Monitorização da Discriminação Racial; Agência dos Direitos Fundamentais da UE), organismos nacionais competentes (por exemplo, órgãos para a igualdade, como o Conselho Espanhol para a Eliminação da Discriminação Racial ou Étnica; a Comissão Portuguesa para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial) e associações que trabalham neste campo. Esses materiais serão obtidos por meio da investigação on-line de bancos de dados públicos, contatos com as instituições relevantes e visitas aos espaços selecionados.

RS-B | CULTURAS ACADÊMICAS E UNIVERSIDADES PÚBLICAS

Pergunta de investigação: quais são as principais correntes e abordagens para o estudo do racismo e do colonialismo nos cursos de graduação em ciências sociais e humanas nas universidades públicas e como os debates e mudanças no currículo se relacionam com os debates políticos relevantes nos contextos nacionais e regionais? Desenho de investigação: investigação de arquivos e análise de documentos: compilação e análise de currículos atuais, listas de leitura e diretrizes pedagógicas para os cursos de graduação em Ciências Sociais e Humanas. Identificação de controvérsias e debates sobre abordagens, inclusões e ausências na prática docente. Estudos de caso planejados: estudo aprofundado da história de um curso de graduação específico em relação à história da Faculdade e da Universidade será realizado nos quatro países selecionados. A historicidade do currículo e projetos pedagógicos considerará um período de 20 anos; isso pode diferir ligeiramente entre os casos, uma vez que o período específico de análise será estabelecido de acordo com o contexto político e institucional de cada universidade e com políticas nacionais / regionais mais amplas.

RS-C | RACISMO INSTITUCIONAL: PRÁTICA POLICIAL & MÍDIA

Pergunta de investigação: quais têm sido os principais caminhos da mobilização coletiva e das lutas antirracistas desenvolvidas pelas organizações de base e as respostas sócio-legais às experiências do policiamento cotidiano e do perfilamento racial e representações racistas nos meios de comunicação de massa? Desenho de investigação: Investigação de arquivo e análise de documentos: denúncias coletadas por órgãos estatais competentes, associações de base e órgãos de aplicação da lei; relatórios de associações de base; representações de mídia: imprensa e TV; publicações em redes sociais e blogs. 8 processos judiciais (2 em cada país / contexto urbano): cópias dos registros do tribunal; notícias cobrindo os casos. 8 Assuntos públicos de denúncia de representações racistas nos meios de comunicação de massa (programas de TV em serviços públicos de radiodifusão e redes de radiodifusão privadas) (2 em cada país). Entrevistas em profundidade: com representantes de movimentos de base; vítimas; especialistas juristas; magistrados; representantes do governo local; comediantes; jornalistas; produtores de TV; acadêmicos; representantes de sindicatos policiais (número estimado: 80 entrevistas para casos relacionados à violência policial (10 / cada estudo de caso) e 80 entrevistas para casos relacionados a representações racistas nos meios de comunicação de massa (10 / cada estudo de caso); = 160 entrevistas).