Livro
O Estado do Racismo em Portugal
Org. Silvia Rodríguez Maeso
O Estado do Racismo em Portugal pretende contribuir para a descodificação do racismo institucional, identificando e analisando as práticas rotineiras que promovem a ordem racial antinegra e anticigana em diversos contextos da sociedade portuguesa: na implementação da legislação de combate à discriminação e ao ódio racial, nas políticas de segurança e policiamento, nos dispositivos de protecção das «crianças em risco», nos órgãos de comunicação social e nas respostas à precariedade e à segregação residencial. Os textos procuram debater horizontes políticos anti‑racistas e libertadores.
LUANA COELHO
Interface Journal 13(2) 2022
Direito e raça na América Latina: Brasil e Peru no eco de duas histórias.
LUANA COELHO E LORENA MELGAÇO
City and Community, Abril 2022
Raça e espaço na pós-colônia: um estudo relacional sobre as práticas de planejamento sob o capitalismo racial no Brasil e na África do Sul
MARCOS SILVA
Educação das Rações Étnico-raciais. Editora Triunfal
Licenciaturas de Ciências Sociais: expansão e interiorização de universidades públicas
Social Degrees: expansion and internalization of public universities
SILVIA RODRÍGUEZ MAESO AND CAYETANO FERNÁNDEZ
Maeso, Silvia Rodríguez; Fernández, Cayetano (2021), Integracionismo e gestão institucional do anticiganismo na Europa: uma nálise das batteiras à construção de um sujeiro político Rom, in Amílcar Araújo Pereira (org.), Narrativas de (Re)Existência. Antirracismo, hisória e educação. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 197-229
SILVIA RODRÍGUEZ MAESO
Rodríguez Maeso, Silvia (2022), Anxious Whiteness, Anti-Racism on Hold: Exploring the Contemporary Disputes About Political Anti-Racism and Decolonization in European Contexts, in Shirley Tate & Encarnación Gutiérrez Rodríguez (org.), The Palgrave Handbook of Critical Race and Gender. Springer International Publishing, 325-348.
DANIELLE PEREIRA DE ARAÚJO; MARCOS SILVA
Revista Humanidades & Inovação, 8(67), 11-25, 2021
MARCOS SILVA
AliceNews, 2022
A necessária continuidade de política de cotas e ações afirmativas na educação brasileira
CAYETANO FERNÁNDEZ
Revista Contemporânea de Educação, 16(37), 131-167
O racismo contra os Roma e a agenda acadêmica branca: pontos cegos ocultos do sistema educacional
MARCOS SILVA; IVANI OLIVEIRA
Quaderns de Psicologia v. 23 n.3, 2021
A relação entre racismo, saúde e saúde mental: Psicologia e educação antirracista
MARCOS SILVA
Diversidade E Educação, 9(2), 466–487
Discursos de universitários frente à reeducação das relações étnico-raciais na universidade
CAYETANO FERNÁNDEZ E PIMÉNIO TELES FERREIRA
Capítulo de Livro: Tarefas, disputas e desafios do antirracismo político Romani. Reflexões a partir dos contextos espanhol e português in Silvia Rodríguez Maeso (org.), O Estado do Racismo em Portugal. Lisboa: Tinta da China, 337-346, 2021
SEBIJAN FEJZULA
Capítulo de Livro: A Europa «civilizada» e a sua violência contra o povo Roma in Silvia Rodríguez Maeso (org.), O Estado do Racismo em Portugal. Lisboa: Tinta da China, 289-300, 2021
BRUNO MUNIZ
Capítulo de Livro: A questão da «eficiência policial» e a negação do racismo institucional na construção do conhecimento sobre segurança pública in Silvia Rodríguez Maeso (org.), O Estado do Racismo em Portugal. Lisboa: Tinta da China, 277-288, 2021
SILVIA RODRÍGUEZ MAESO, ANA RITA ALVES, E DANIELLE ARAÚJO
Capítulo de Livro :Racismo e políticas de segurança interna em Portugal: policiamento e controlo da juventude negra e Roma/cigana in Silvia Rodríguez Maeso (org.), O Estado do Racismo em Portugal. Lisboa: Tinta da China, 181-240, 2021
RITA ALVES E SILVIA RODRÍGUEZ MAESO
Capítulo de Livro: Raça/espaço pela mão da política local: anticiganismo, habitação e segregação territorial in Silvia Rodríguez Maeso (org.), O Estado do Racismo em Portugal. Lisboa: Tinta da China, 157-180, 2021
SILVIA RODRÍGUEZ MAESO
Capítulo de Livro: Brutalidade policial e racismo em Portugal: as respostas do direito penal e contraordenacional Silvia Rodríguez Maeso (org.), O Estado do Racismo em Portugal. Lisboa: Tinta da China, 91-124, 2021
SILVIA RODRÍGUEZ MAESO, ANA RITA ALVES, SARA FERNANDEZ
Capítulo de Livro: A implementação da legislação de combate à discriminação racial em Portugal: uma abordagem sociolegal in Silvia Rodríguez Maeso (org.), O Estado do Racismo em Portugal. Lisboa: Tinta da China, 59-90, 2021
Silvia Rodríguez Maeso
Capítulo de Livro: Repensar o estudo do direito através das lógicas de institucionalização do racismo in Silvia Rodríguez Maeso (org.), O Estado do Racismo em Portugal. Lisboa: Tinta da China, 33-58, 2021
Silvia Rodríguez Maeso
Livro : O Estado do Racismo em Portugal. Racismo antinegro e anticiganismo no direito e nas políticas públicas. Lisboa: Tinta da China, 2021.
Luana Xavier Pinto Coelho
Capítulo de Livro: Presunções (raciais) jurídicas: raça e racismo no cotidiano da justiça, in Silvia Rodríguez Maeso (org.), O Estado do Racismo em Portugal. Lisboa: Tinta da China, 269-276, 2021
Marcos Silva e Danielle Araújo
Revista TransVersos, 23, 59-80, 2021
Marcos Silva
Revista de Ciências Humanas, 2, 21, 239-256, 2021
Oficinas de ensino de História e educação antirracista no currículo universitário
Danielle Araújo e Marcos Silva
Revista Contemporânea de Educação (RCE), 16, 37,3-8,2021
Danielle Araújo e Marcos Silva
Revista Contemporânea de Educação (RCE), 16, 37, 192-197,2021.
Danielle Araújo e Marcos Silva
Revista Contemporânea de Educação (RCE), 16, 37, 187-191,2021
Marcos Silva
D'Palenque: literatura y afrodescendencia. Año VI, n. 6, 2021
Diálogos literarios contemporáneos y antirracismo: entrevista con Marcel Velázquez Castro
Marcos Silva
Capítulo de Livro: O campo da Psicologia e as relações étnico-raciais na produção do conhecimento. In: Dutra, Maria de Lourdes; Sathler Conrado Neves (Orgs). Psicologia, Direitos Humanos e Políticas Públicas: ética e procedimentos. São Carlos: Carlos: Pedro & João Editores, 23-38, 2021
Marcos Silva
Pensares em Revista, v. 22, n. 22 (2021)
Educação Antirracista e Ensino de Línguas, Literatura e outras Linguagens: pesquisas e práticas
Marcos Silva e colaboradores
Pensares em Revista, v. 22, n. 22 (2021)
Produções em Linguagem e Questões Étnico-Raciais
Marcos Silva
Psicologia em Revista, v. 26, n. 3, (2021)
Desigualdades educacionais da população negra do Brasil: um contexto sócio-histórico
Luana Xavier Pinto Coelho e Bruno Muniz
McGill GLSA Research Series, 1, 1, 1-30, 2021
Law and Order in Postcolonial Racial Cities: The Case of Black Genocide in Rio de Janeiro
Luana Xavier Pinto Coelho
Revista Brasileira de Direito Urbanístico RBDU, 7, 12, 105-127, 2021
O fenômeno urbano e os campos cegos da regulação territorial: para além da dicotomia cidade-campo
AliceNews ,2021
Saúde e Educação: acesso, permanência e vida sem racismo
Marcos Silva
Capitulo em livro: Lutas antirracistas, movimento negro e Educação: Narrativas da História. In: Pereira, A.A; Crespo, F. N; Silva, J.R.S.; Lima, T.C.S.(Orgs.). História oral e educação antirracista: Narrativas, estratégias e potencialidades. São Paulo: Letra & Voz,2021.
Marcos Silva e Ana Júlia França Monteiro
D´Cimarrón CEDET, 2021
Coletivos Negros: ações interligadas por uma educação antirracista
Marcos Silva
Educação e Pesquisa (2021), 47
Educação antirracista no contexto político e acadêmico: tensões e deslocamentos
Marcos Silva
Quaderns de Psicologia | 2020, Vol. 22, n. 3, e1601
Marcos Silva
III CONGRESSO INTERNACIONAL E V CONGRESSO NACIONAL AFRICANIDADES E BRASILIDADES EM EDUCAÇÃO
DISCURSOS ÉTNICO-RACIAS E A UNIVERSIDADE: PONTOS PARA REFLEXÃO
Marcos Silva
Pretendemos Gitanizar el mundo ISNN: 2660-9908
Hacia la construcción de un sujeto político gitano: autonomía política vs. integracionismo de estado
Cayetano Fernández e Sebijan Fejzula
Revista Anthropologica PUCPE, Resenha, 2020, ISSN 0254-9212. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2018. 184 pp
Reyes Escate, Luis Fernando de Jesús. Negros devenires: siguiendo a las trayectorias de las negritudes materiales en Bolivia.
Marcos Silva
Journal of Science and Technology of the Arts, 2020
Vista – Revista de Cultura Visual, 2020, ISSN: 2184-1284
Black women’s oppositional gaze making images
Bruno Muniz and Michelle Sales
Revista D’Palenque: literatura y afrodescendencia, Lima, Peru, 2020, ISSN: 2518-4105
El racismo anti-negro y la (in)visibilidad del pueblo afroperuano en la universidad
Marcos Silva e Luana Coelho
Dossier Heranças coloniais em tempos de ‘Black Lives Matter’, CES-UC, Coimbra, 2020
Diversidade cultural nas políticas públicas: uma análise das Leis 10.639/03 e 11.645/08
Marcos Silva
@rquivo Brasileiro de Educação, 2020, ISSN2318-7344
O Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena no Currículo dos Cursos de Pedagogia de duas Instituições de Ensino Superior
Danielle Araújo & Marcos Silva
Capitulo em livro: "Direitos humanos, saúde mental e racismo: diálogos à luz do pensamento de Frantz Fanon / Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro; organizadoras: Patrícia Carlos Magno, Rachel Gouveia Passos. – Rio de Janeiro: Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, 2020. – 272 p." ISBN 9786586548075
O negro como não ser e a branquitude: em diálogo com a obra de Frantz Fanon e os desafios da luta antirracista
Silvia Rodríguez Maeso
Escritas do Tempo, 2020, 10.47694/issn
Discursos étnico-raciais sobre o acesso e permanência na pós-graduação
Marcos Silva
Pensares em Revista (UERJ), 2020, ISSN 2317-2215
Dossiê Educação antirracista e ensino de línguas, literaturas e outras linguagens: pesquisas e práticas
Marcos Silva (organizador)
Palavras Para Lá da Pandemia: Cem Lados de Uma Crise, Dicionário, CES-UC, 2020
Racismo institucional
Danielle Pereira Araújo, Luana Coelho, Sebijan Fejzula, Silvia Rodríguez Maeso
Cabo dos Trabalhos. Human Rights: Perspectives for the 21st century, 2019, ISSN 2182-9187
‘You should go back to where you belong’: reflections on race, space and identity
Luana Coelho
Livro: Los Afrodescendientes En Las Americas: 200 Anos de Vida Republicana Ciudadanias Incompletas pelo CEDET Centro de Desarrollo Étnico
Luana Xavier Pinto Coelho
Livro: Los Afrodescendientes En Las Americas: 200 Anos de Vida Republicana Ciudadanias Incompletas pelo CEDET Centro de Desarrollo Étnico
“Políticas afirmativas en la educación superior: dilemas de la lucha antirracista en las fisuras de las políticas integracionistas”. p. 71-82.
Danielle Pereira de Araújo.
Livro: Los Afrodescendientes En Las Americas: 200 Anos de Vida Republicana Ciudadanias Incompletas pelo CEDET Centro de Desarrollo Étnico
“Genocidio e sistema de justiça: os limites do ‘antirracismo’ em instituições brancas. Policiamento racial”. p. 83-100.
Bruno Muniz
Livro: Los Afrodescendientes En Las Americas: 200 Anos de Vida Republicana Ciudadanias Incompletas pelo CEDET Centro de Desarrollo Étnico
“Políticas públicas educacionais no Brasil: história e cultura afro-brasileira e indígena”. p. 101-114.
Marcos Antonio da Silva
AliceNews, 2020
Juventude,Ritmo e Ausências
Marcos Silva
D´Cimarrón CEDET, 2020
População Negra e Coronavírus (COVID-19): algumas notas
Marcos Silva
Quaestio: revista de estudos em educação, 2020
Pesquisas contemporâneas sobre a condição no negro no Brasil e a universidade: tendências e debates (1988-2016)
Marcos Silva
AliceNews, 2020
Desigualdades raciais e Coronavírus: máscara para todos
Marcos Silva
Expressões da Pandemia/NEXIN/PUC-SP, 2020
Em tempo de máscaras: sorrisos escondidos e olhares afetivos
Marcos Silva
Expressões da Pandemia/NEXIN/PUC-SP, 2020
Viés racial, desigualdades e coronavírus
Marcos Silva
Revista Direito e Práxis
Dossiê "Repensar a legislação e as políticas públicas desde o antirracismo em contextos europeus e latino-americanos"
Apresentação / Editorial - V.10, N.3, 2019 - Dossiê "Repensar a legislação e as políticas públicas desde o anti-racismo em contextos europeus e latino-americanos"
Revista Direito e Práxis, Silvia Rodríguez Maeso, César Augusto Baldi
“Nem tudo é sobre raça”: evadindo o debate sobre racismo no marco jurídico-político latino-americano / “Not all is about race”: evading the debate on racism in the Latin-American legal-political debate
Luana Xavier Pinto Coelho
“Inclusão com mérito” e as facetas do racismo institucional nas universidades estaduais de São Paulo / "Merit-based inclusion" and the facets of institutional racism at public universities in the state of São Paulo
Danielle Pereira de Araújo
Universitat de Barcelona. LiberLibro, 2019
A universidade e a luta antirracista
Marcos Silva
Lisboa: ISCTE, 2019
Práticas educativas emancipatórias em movimento
Marcos Silva
AliceNews, 2019
Congresso de Pesquisadores/as Negros/as: resistência e enfrentamento
Marcos Silva
AliceNews, 2019
Saberes Interligados
Marcos Silva
AliceNews, 2019
Memórias do cais e resistências
Marcos Silva
Revista Exitus, 9, 5, 77-101, 2019
Diversidade cultural nas políticas públicas: uma análise das Leis 10.639/03 e 11.645/08
Marcos Silva
Revista Escritas do Tempo - v. 1, n. 2, jul-out/2019 - p. 104-110, v. 1, n. 2,, 104-110, 2019
Entrevista - Bruno Sena Martins: Debates pós-coloniais e cidadania global
Marcos Silva
Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, 66, 379-411, 2019
Bruno Sena Martins: diálogos sobre ensino, pesquisa e extensão
Marcos Silva
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, 7, 1, 03-17, 2019
Entrevista com a pesquisadora Maria Paula Meneses - Sobre colonialismo e descolonização
Marcos Silva
Ciencias Psicológicas, 13, 1, 82-92, 2019
Contemporary research in Educational Psychology
Marcos Silva
Bruno Sena y Boaventura de Sousa Santos (org.), El pluriverso de los derechos humanos: la diversidad de las luchas por la dignidad. Akal, pp. 447-462, 2019
La memoria colectiva romaní y los límites epistemológicos de la historiografía occidental
Cayetano Fernández
Entrevista en 'El Salto', 2019
Entrevista: El racismo es un producto histórico de la modernidad europea"
Cayetano Fernández
Botana C. (Ed.) Arquitecturas Ambulatorias Obradoiro de aprendizaxe-servizo co barrio do Campanario, 2019
Antigitanismo de estado y autonomía política romaní: claves para la comprensión y la acción
Cayetano Fernández
Menelique , 26-28, 2019
No room for Roma feminism in White feminism
Sebijan Fejzula
Botana C. (Ed.) Arquitecturas Ambulatorias Obradoiro de aprendizaxe-servizo co barrio do Campanario, 2019
Racism and Whiteness in an Anti-Roma Europe
Sebijan Fejzula
Oficina Universitária ; São Paulo : Cultura Acadêmica, 2018
Direitos Humanos e educação da população negra no Brasil
Marcos Silva
Educação e Pesquisa, 44, 1-18, 2018
Educational inequalities and literacy
Marcos Silva
INTERACÇÕES, 13, 45, 102-118 2018
Aportes da Psicologia Social: desigualdades sociais no contexto da educação brasileira
Marcos Silva
Quaestio - Revista de Estudos em Educação, 20, 1, 149-167, 2018
Práticas pedagógicas e a formação de novos pesquisadores em Psicologia Educacional: contribuição do campo de Políticas Públicas e Processos Educacionais
Marcos Silva
Olhares: Revista do Departamento de Educação da UNIFESP, v.6, n.2, 111-126, 2018
Educação e cuidado de crianças de 0 a 3 anos: pesquisas contemporâneas sobre infância
Marcos Silva
Alice News (versão digital), 2018
Trajetórias educacionais e a promoção da igualdade racial no âmbito universitário
Marcos Silva
Crítica Histórica, 9, 17, 301-306, 2018
Experiências de luta, sobrevivência e resistência de mulheres negras
Marcos Silva
Athenea Digital. Revista de pensamiento e investigación social, 18, 3, 2150, 2018
Influência familiar e a mobilidade educacional de pós-graduandos negros
Marcos Silva
Società Italiana di Antropologia Culturale, 2018
Reflexões sobre o combate ao racismo pela educação no Brasil: cultura universitária
Marcos Silva
Livro de Resumos (Anais) do X Copene/ABPN, 2018
Relato de experiência: vivências além-mar no contexto étnico-racial
Marcos Silva
Livro de Resumos (Anais) do X Copene/ABPN, 2018
Trajetórias educacionais de pesquisadores(as) negros(as) na sociedade contemporânea
Marcos Silva
Livro de Resumos (Anais) do X Copene/ABPN, 2018
Discursos étnico-raciais de mestres(as) negros(as): pós-graduação
Marcos Silva
Editora da Universidade de Salamanca, 2018
Histórias de pesquisadores(as) negros(as) da Pós-graduação
Marcos Silva
Quaderns de Psicologia, 2018
Resenha de Barros (2015) Relações de gênero na literatura de cordel
Marcos Silva
REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, 2018
Adolescência e as transições da escola para o trabalho: um processo de inclusão e exclusão
Marcos Silva
3º Seminário–Almoço CICS/UMINHO, 2018
Pesquisadores Negros: ingresso, permanência, apoios e barreiras no Ensino Superior/ Brasil
Marcos Silva
Livro de Resumos (Anais) do X Copene/ABPN, 2018
A internacionalização da ciência no contexto das relações étnico-raciais e suas práticas
Marcos Silva