COLÓQUIO
Educação antirracista e as práticas curriculares na universidade pública brasileira
3 e 4 de dezembro de 2020
O presente Colóquio é organizado pelo projeto POLITICS em conjunto com a Faculdade de Educação da UFRJ, e tem como objetivo refletir acerca dos desafios e conquistas no ensino superior público brasileiro no âmbito dos avanços e desafios da agenda antirracista no campo da educação superior. Organização :Prof.Drs. Silvia Rodríguez Maeso, Danielle Pereira Araujo, Marcos Silva (CES/UC/POLITICS) e Amilcar Pereira Araujo (UFRJ).
Apresentação:
https://www.youtube.com/watch?v=Sbd0RLDkiGo
Conferência de Abertura "Políticas Curriculares e Educação Antirracista: os currículos universitários no centro do debate" com Profa.Dra. Kátia Regis (UFMA), como moderação da Dra. Danielle Pereira Araújo (CES/UC)
https://www.youtube.com/watch?v=GoVB58pRFJU
10-03-2021
Comunicações com as Profa.Dra. Ana Flávia Magalhães Pinto (UnB) e Profa. Dra. Fernanda Oliveira da Silva (UFRGS), com moderação do Prof.Dr. Amilcar Pereira Araujo (UFRJ).
Políticas de reconhecimento e seus desdobramentos na educação pública: o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena
A presente mesa apresenta um debate sobre os avanços e (desafios) ainda encontrados para a implementação do ensino da história e da cultura afro-brasileira, africana e indígena nos currículos universitários.
17-03-2021
Comunicação dos Prof. Dr. Edson Kayapó (IFBA/UFSB) e Proa. Dra. Ana Paula Procópio da Silva (UERJ) com moderação da Profa.Dra. Monica Lima e Souza
Formação de professores, projetos pedagógicos e práticas curriculares antirracistas na universidade pública brasileira.
A presente mesa propõe um diálogo acerca do estabelecimento da obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena no sistema educacional brasileiro e a elaboração do Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e como estes têm implicado, dentre outros pontos, na mudança de práticas e revisão dos currículos educacionais nas licenciaturas numa perspetiva crítica ao eurocentrismo, ainda tão presente na formação de professores.
24-03-2021
Comunicação do Prof.Dr. Tonico Benites (UFRR) como moderção do Prof.Dr. Marcos Silva (CES/UC/POLITICS)
Conferência Final: Políticas curriculares e educação antirracista: os currículos universitários no centro do debate - Parte II
A presente mesa busca refletir em que medida o avanço da agenda antirracista possibilitou mudanças políticas, pedagógicas, curriculares e, por quê não, epistemológicas nos currículos em relação ao ensino da cultura indígena.
https://youtu.be/6KIctyTUZRc?t=674
31-03-2021
Comunicação dos Prof. Dras.Claudete Gomes Soares (UFFS), Geranilde Costa e Silva (Unilab), Florêncio Almeida Vaz Filho (UFOPA), com moderação da Profa. Dra. Maria Lucia da Silva ( (FIAM-FAAM Centro Universitário-SP)
Rumos da expansão do ensino universitário no Brasil nos anos 2000 e educação antirracista.
A presente mesa aborda o processo de expansão e interiorização do ensino superior público brasileiro na primeira década dos anos 2000 e de que modo estas novas universidades tem dialogado (ou não) com o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena na formação de professores, projetos pedagógicos e práticas curriculares antirracistas.
SEMINÁRIO
Genocídio e as facetas do racismo institucional
27 de Octubro 2020
Décima sétima sessão do ciclo de seminários «Conversas Desconfinadas». O objetivo deste seminário é refletir sobre o estado atual da categoria política de genocídio para entender a dinâmica diária do racismo institucional. Os seminários das «Conversas desconfinadas», de acesso livre, centram-se na pandemia, nas suas implicações nas múltiplas dimensões que preocupam a comunidade CES, entre outros temas que importam debater atualmente. Com a participação de Luana Coelho e Sebijan Fejzula, comentários de Danielle Araújo (CES) e Yuderkys Espinosa Miñoso
OFICINA INTERNACIONAL
Violência, racialização e resistências num mundo anti-negro
1 a 3 de julho de 2018, Lisboa, Portugal
A oficina buscou colocar em diálogo perspetivas analíticas que desde a academia, as profissões jurídicas e o ativismo político estão a debater a relação entre violência e racialização em diversos contextos (ex.: Brasil, Espanha, França ou Portugal).
Confira o primeiro vídeo fruto dos diálogos da Oficina Internacional Violência, racialização e resistências num mundo anti-negro com o advogado e professor Silvio de Almeida:
https://www.youtube.com/watch?v=KZzCNWtKkP0&feature=youtu.be