PRINCIPAL RESEARCHER

Silvia Maeso
srodrig@ces.uc.pt

Doutora em Sociologia Política. Investigadora Principal do CES e membro do Grupo de Investigação sobre Democracia, Cidadania e Direito. Leciona nos Programas de Doutoramento: "Democracia no Século XXI" e "Direitos Humanos nas Sociedades Contemporâneas"; e Mestre "Caminhos para a(s) Democracia(s)". Os seus interesses centraram-se nas seguintes áreas: teoria social, racismo e antirracismo em contextos europeus; Eurocentrismo e produção de conhecimento; Comissões da verdade em contextos latino-americanos.

PROJECT MANAGER

Danielle Araújo
daniellearaujo@ces.uc.pt

Doutora em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, onde desenvolveu sua tese sobre o processo de implementação de políticas afirmativas em Instituições Públicas de Ensino Superior do estado de São Paulo. Mestrado em Ciência Política, onde concluiu sua dissertação que aborda principalmente os seguintes temas: financiamento de campanha eleitoral, eleições, configurações políticas no Nordeste, Partido dos Trabalhadores. É graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará.

DOCTORAL RESEARCHER

Cayetano Fernández
cayetanofernandez@ces.uc.pt

 

Cayetano é pesquisador júnior do Centro de Estudos Sociais (CES), atualmente integrado no projeto POLITICS - A política do antirracismo na Europa e na América Latina: produção de conhecimento, tomada de decisões e lutas coletivas, particularmente na linha de pesquisa "Culturas de Bolsas e Universidades Estaduais: o estudo do racismo e do (pós) colonialismo no ensino superior". Tem trabalhdo em colaboração com a Universidade de Granada (Espanha) e outras entidades em diversas pesquisas.

POST-DOCTORAL RESEARCHER

Marcos Silva
marcossilva@ces.uc.pt

Pesquisador em pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal, onde o projeto integra POLITICS: A política do antirracismo na Europa e na América Latina: produção de conhecimento, tomada de decisões e lutas coletivas. Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Estágio no curso de Doutorado do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, financiado pela CAPES, com pesquisas sobre o tema das relações étnico-raciais.

DOCTORAL RESEARCHER

Luana Coelho
luanacoelho@ces.uc.pt

Luana é pesquisadora júnior do projeto POLITICS: A política do antirracismo na Europa e na América Latina: produção de conhecimento, tomada de decisões e lutas coletivas, coordenado por Silvia Maeso. Atualmente é doutoranda no Programa "Direitos Humanos nas Sociedades Contemporâneas" (CES/IIIUC). É bacharel em Direito e mestre em Desenvolvimento Urbano e Cooperação Internacional (IUG-UPMF, Grenoble/França e TUD, Darmstadt/Alemanha).

 

Doctoral Researcher

Sebijan Fejzula
sebifejzula@ces.uc.pt

Tenho vindo a desenvolver investigação no campo dos estudos de género e critiacal theories of race, com especial enfoque na representação ideológica, e nos meios audiovisuais, da mulher Romani. Actualmente, a minha investigação interdisciplinar foca-se na teorização dos casos de brutalidade policial como mecanismo de controlo e disciplina dos corpos “outros/não humanos”, mais concretamente sobre o corpo de pessoas Roma, entendido como produto de relações de poder colonial historicamente enraizadas.

 

Junior Researcher

Julio Cesar Sanches
juliosanches@ces.uc.pt

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-Pós/UFRJ). É editor assistente da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (RECIIS/Fiocruz) e atua como Investigador Júnior do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC), no âmbito do projeto POLITCS - A Política do Antirracismo na Europa e na América Latina.