Book
O Estado do Racismo em Portugal
Org. Silvia Rodríguez Maeso
The book ‘O Estado do Racismo em Portugal’ aims to contribute to the decoding of institutional racism by identifying and analyzing the routine practices that promote the anti-black and anti-gypsy racial order in different contexts of Portuguese society, e.g. in the implementation of legislation to combat discrimination and racial hatred, in the security and policing policies, in provisions for the protection of “children at risk”, in the media and in responses to precariousness and residential segregation. The texts seek to discuss anti-racist and liberating political horizons.
LUANA COELHO
Interface Journal 13(2) 2022
Law and race in Latin America: Brazil and Peru in an echo of two stories.
LUANA COELHO E LORENA MELGAÇO
City and Community, Abril 2022
Race and space in the postcolony: a relational study on planning practices under racial capitalism in Brazil and South Africa
MARCOS SILVA
Educação das Rações Étnico-raciais. Editora Triunfal
Licenciaturas de Ciências Sociais: expansão e interiorização de universidades públicas
Social Degrees: expansion and internalization of public universities
SILVIA RODRÍGUEZ MAESO AND CAYETANO FERNÁNDEZ
Maeso, Silvia Rodríguez; Fernández, Cayetano (2021), Integracionismo e gestão institucional do anticiganismo na Europa: uma nálise das batteiras à construção de um sujeiro político Rom, in Amílcar Araújo Pereira (org.), Narrativas de (Re)Existência. Antirracismo, hisória e educação. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 197-229
SILVIA RODRÍGUEZ MAESO
Rodríguez Maeso, Silvia (2022), Anxious Whiteness, Anti-Racism on Hold: Exploring the Contemporary Disputes About Political Anti-Racism and Decolonization in European Contexts, in Shirley Tate & Encarnación Gutiérrez Rodríguez (org.), The Palgrave Handbook of Critical Race and Gender. Springer International Publishing, 325-348.
Cayetano Fernández
Revista Contemporânea de Educação, 16(37), 131-167
Anti-Roma racism and the white academic agenda: hidden blind-spots of the Education System
Sebijan Fejzula
Menelique Magazine, 2021
La Minaccia Romanipen (The Romanipen Threat)
Sebijan Fejzula
ROAR Magazine, 2021
The Roma struggle from protests to political liberation
MARCOS SILVA
Educ. Pesqui., São Paulo,v. 47, e226218, 2021
Anti-racist education in the political and academic context: tensions and displacements
Pretendemos Gitanizar el mundo ISNN: 2660-9908
Hacia la construcción de un sujeto político gitano: autonomía política vs. integracionismo de estado
Cayetano Fernández e Sebijan Fejzula
Revista Anthropologica PUCPE, Resenha, 2020, ISSN 0254-9212. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2018. 184 pp.
Reyes Escate, Luis Fernando de Jesús. Negros devenires: siguiendo a las trayectorias de las negritudes materiales en Bolivia.
Marcos Silva
Identities: Global Studies in Culture and Power, 2020, ISSN: 1547-3384
Elective affinities between racism and immigrant integration policies. A dialogue between two studies carried out across the European Union and Spain
Luca Sebastiani
Journal of Science and Technology of the Arts, 2020
Image and racism: Racial anthropophagy and the limits of anti-racist and decolonial cultural production in Brazil
Bruno Muniz
Vista – Revista de Cultura Visual, 2020, ISSN: 2184-1284
Black women’s oppositional gaze making images
Bruno Muniz and Michelle Sales
Revista D’Palenque: literatura y afrodescendencia, Lima, Peru, 2020, ISSN: 2518-4105
El racismo anti-negro y la (in)visibilidad del pueblo afroperuano en la universidad
Marcos Silva e Luana Coelho
Dossier Heranças coloniais em tempos de ‘Black Lives Matter’, CES-UC, Coimbra, 2020
Diversidade cultural nas políticas públicas: uma análise das Leis 10.639/03 e 11.645/08
Marcos Silva
@rquivo Brasileiro de Educação, 2020, ISSN2318-7344
O Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena no Currículo dos Cursos de Pedagogia de duas Instituições de Ensino Superior
Danielle Araújo & Marcos Silva
Capitulo em livro: "Direitos humanos, saúde mental e racismo: diálogos à luz do pensamento de Frantz Fanon / Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro; organizadoras: Patrícia Carlos Magno, Rachel Gouveia Passos. – Rio de Janeiro: Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, 2020. – 272 p." ISBN 9786586548075
O negro como não ser e a branquitude: em diálogo com a obra de Frantz Fanon e os desafios da luta antirracista
Silvia Rodríguez Maeso
Escritas do Tempo, 2020, 10.47694/issn
Discursos étnico-raciais sobre o acesso e permanência na pós-graduação
Marcos Silva
Pensares em Revista (UERJ), 2020, ISSN 2317-2215
Dossiê Educação antirracista e ensino de línguas, literaturas e outras linguagens: pesquisas e práticas
Marcos Silva (organizador)
Palavras Para Lá da Pandemia: Cem Lados de Uma Crise, Dicionário, CES-UC, 2020
Racismo institucional
Danielle Pereira Araújo, Luana Coelho, Sebijan Fejzula, Silvia Rodríguez Maeso
Cabo dos Trabalhos. Human Rights: Perspectives for the 21st century, 2019, ISSN 2182-9187
‘You should go back to where you belong’: reflections on race, space and identity
Luana Coelho
Livro: Los Afrodescendientes En Las Americas: 200 Anos de Vida Republicana Ciudadanias Incompletas pelo CEDET Centro de Desarrollo Étnico
“El Estado Racial y la Institucionalización del Racismo en Latinoamérica: el Caso Brasileno.” p. 39–62.
Luana Xavier Pinto Coelho
Livro: Los Afrodescendientes En Las Americas: 200 Anos de Vida Republicana Ciudadanias Incompletas pelo CEDET Centro de Desarrollo Étnico
“Políticas afirmativas en la educación superior: dilemas de la lucha antirracista en las fisuras de las políticas integracionistas”. p. 71-82.
Danielle Pereira de Araújo.
Livro: Los Afrodescendientes En Las Americas: 200 Anos de Vida Republicana Ciudadanias Incompletas pelo CEDET Centro de Desarrollo Étnico
“Genocidio e sistema de justiça: os limites do ‘antirracismo’ em instituições brancas. Policiamento racial”. p. 83-100.
Bruno Muniz
Livro: Los Afrodescendientes En Las Americas: 200 Anos de Vida Republicana Ciudadanias Incompletas pelo CEDET Centro de Desarrollo Étnico
“Políticas públicas educacionais no Brasil: história e cultura afro-brasileira e indígena”. p. 101-114.
Marcos Antonio da Silva
AliceNews, 2020
Juventude,Ritmo e Ausências
Marcos Silva
D´Cimarrón CEDET, 2020
População Negra e Coronavírus (COVID-19): algumas notas
Marcos Silva
Quaestio: revista de estudos em educação, 2020
Pesquisas contemporâneas sobre a condição no negro no Brasil e a universidade: tendências e debates (1988-2016)
Marcos Silva
AliceNews, 2020
Desigualdades raciais e Coronavírus: máscara para todos
Marcos Silva
Expressões da Pandemia/NEXIN/PUC-SP, 2020
Em tempo de máscaras: sorrisos escondidos e olhares afetivos
Marcos Silva
Expressões da Pandemia/NEXIN/PUC-SP, 2020
Viés racial, desigualdades e coronavírus
Marcos Silva
Revista Direito e Práxis
Dossiê "Repensar a legislação e as políticas públicas desde o antirracismo em contextos europeus e latino-americanos"
Apresentação / Editorial - V.10, N.3, 2019 - Dossiê "Repensar a legislação e as políticas públicas desde o anti-racismo em contextos europeus e latino-americanos"
Revista Direito e Práxis, Silvia Rodríguez Maeso, César Augusto Baldi
“Nem tudo é sobre raça”: evadindo o debate sobre racismo no marco jurídico-político latino-americano / “Not all is about race”: evading the debate on racism in the Latin-American legal-political debate
Luana Xavier Pinto Coelho
“Inclusão com mérito” e as facetas do racismo institucional nas universidades estaduais de São Paulo / "Merit-based inclusion" and the facets of institutional racism at public universities in the state of São Paulo
Danielle Pereira de Araújo
Universitat de Barcelona. LiberLibro, 2019
A universidade e a luta antirracista
Marcos Silva
Lisboa: ISCTE, 2019
Práticas educativas emancipatórias em movimento
Marcos Silva
AliceNews, 2019
Congresso de Pesquisadores/as Negros/as: resistência e enfrentamento
Marcos Silva
AliceNews, 2019
Saberes Interligados
Marcos Silva
AliceNews, 2019
Memórias do cais e resistências
Marcos Silva
Revista Exitus, 9, 5, 77-101, 2019
Diversidade cultural nas políticas públicas: uma análise das Leis 10.639/03 e 11.645/08
Marcos Silva
Revista Escritas do Tempo - v. 1, n. 2, jul-out/2019 - p. 104-110, v. 1, n. 2,, 104-110, 2019
Entrevista - Bruno Sena Martins: Debates pós-coloniais e cidadania global
Marcos Silva
Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, 66, 379-411, 2019
Bruno Sena Martins: diálogos sobre ensino, pesquisa e extensão
Marcos Silva
Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, 7, 1, 03-17, 2019
Entrevista com a pesquisadora Maria Paula Meneses - Sobre colonialismo e descolonização
Marcos Silva
Ciencias Psicológicas, 13, 1, 82-92, 2019
Contemporary research in Educational Psychology
Marcos Silva
Bruno Sena y Boaventura de Sousa Santos (org.), El pluriverso de los derechos humanos: la diversidad de las luchas por la dignidad. Akal, pp. 447-462, 2019
La memoria colectiva romaní y los límites epistemológicos de la historiografía occidental
Cayetano Fernández
Entrevista en 'El Salto', 2019
Entrevista: El racismo es un producto histórico de la modernidad europea"
Cayetano Fernández
Botana C. (Ed.) Arquitecturas Ambulatorias Obradoiro de aprendizaxe-servizo co barrio do Campanario, 2019
Antigitanismo de estado y autonomía política romaní: claves para la comprensión y la acción
Cayetano Fernández
Menelique , 26-28, 2019
No room for Roma feminism in White feminism
Sebijan Fejzula
Botana C. (Ed.) Arquitecturas Ambulatorias Obradoiro de aprendizaxe-servizo co barrio do Campanario, 2019
Racism and Whiteness in an Anti-Roma Europe
Sebijan Fejzula
Oficina Universitária ; São Paulo : Cultura Acadêmica, 2018
Direitos Humanos e educação da população negra no Brasil
Marcos Silva
Educação e Pesquisa, 44, 1-18, 2018
Educational inequalities and literacy
Marcos Silva
INTERACÇÕES, 13, 45, 102-118 2018
Aportes da Psicologia Social: desigualdades sociais no contexto da educação brasileira
Marcos Silva
Quaestio - Revista de Estudos em Educação, 20, 1, 149-167, 2018
Práticas pedagógicas e a formação de novos pesquisadores em Psicologia Educacional: contribuição do campo de Políticas Públicas e Processos Educacionais
Marcos Silva
Olhares: Revista do Departamento de Educação da UNIFESP, v.6, n.2, 111-126, 2018
Educação e cuidado de crianças de 0 a 3 anos: pesquisas contemporâneas sobre infância
Marcos Silva
Alice News (versão digital), 2018
Trajetórias educacionais e a promoção da igualdade racial no âmbito universitário
Marcos Silva
Crítica Histórica, 9, 17, 301-306, 2018
Experiências de luta, sobrevivência e resistência de mulheres negras
Marcos Silva
Athenea Digital. Revista de pensamiento e investigación social, 18, 3, 2150, 2018
Influência familiar e a mobilidade educacional de pós-graduandos negros
Marcos Silva
Società Italiana di Antropologia Culturale, 2018
Reflexões sobre o combate ao racismo pela educação no Brasil: cultura universitária
Marcos Silva
Livro de Resumos (Anais) do X Copene/ABPN, 2018
Relato de experiência: vivências além-mar no contexto étnico-racial
Marcos Silva
Livro de Resumos (Anais) do X Copene/ABPN, 2018
Trajetórias educacionais de pesquisadores(as) negros(as) na sociedade contemporânea
Marcos Silva
Livro de Resumos (Anais) do X Copene/ABPN, 2018
Discursos étnico-raciais de mestres(as) negros(as): pós-graduação
Marcos Silva
Editora da Universidade de Salamanca, 2018
Histórias de pesquisadores(as) negros(as) da Pós-graduação
Marcos Silva
Quaderns de Psicologia, 2018
Resenha de Barros (2015) Relações de gênero na literatura de cordel
Marcos Silva
REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, 2018
Adolescência e as transições da escola para o trabalho: um processo de inclusão e exclusão
Marcos Silva
3º Seminário–Almoço CICS/UMINHO, 2018
Pesquisadores Negros: ingresso, permanência, apoios e barreiras no Ensino Superior/ Brasil
Marcos Silva
Livro de Resumos (Anais) do X Copene/ABPN, 2018
A internacionalização da ciência no contexto das relações étnico-raciais e suas práticas
Marcos Silva