POLITICS (2017-2022) visa aprofundar e inovar o conhecimento e o debate sobre o antirracismo em contextos europeus e latino-americanos. O estudo analisa como o racismo - entendido como um sistema de opressão enraizado historicamente - está sendo desafiado por instituições e movimentos de base. POLITICS é financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC), coordenado por Silvia Rodríguez Maeso, e sediado pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.

POLITICS analisa as relações de poder que configuram o antirracismo em diversos contextos e as ligações entre os níveis global, nacional e local, assim como os processos de diálogo e conflito entre organizações de base e instituições. O projeto tem duas áreas principais de pesquisa: a) produção de conhecimento sobre "raça" e (anti) racismo nas esferas de política (inter)nacional do governo, universidades públicas e movimentos sociais; b) os processos de denúncia e mobilização coletiva contra o racismo institucional relacionados à violência policial e representações nos meios de comunicação. O trabalho de campo e os estudos de caso serão desenvolvidos nos seguintes contextos: Nações Unidas; Organização dos Estados Americanos; União Europeia; instituições públicas, universidades públicas e organizações de base localizados no Brasil, Espanha, Peru e Portugal.

Desafios
 

  • Repensar a gramática da comparação que tem privilegiado abordagens avaliativas de “graus de racismo” em diferentes contextos nacionais, para focar nas relações entre os diferentes processos de dominação e contextos geopolíticos.
  • Problematizar as implicações das diversas abordagens ao antirracismo adotadas pelas instituições do estado e os movimentos de base.
  • Incentivar as perspectivas interdisciplinares para a análise do racismo institucional, articulando três principais linhas de investigação: (i) políticas públicas e contextos (inter)nacionais; (ii) culturas académicas e universidades públicas, e (iii) violência policial, mídia, e denúncia pública.